Politicas e Privacidade

1. Quem é o responsável pelos seus dados pessoais

Esta Declaração de Privacidade aplica-se aos dados pessoais de Representantes da Beleza (“Representante”) e Empresárias da Beleza tratados pela Avon. As referências a “Avon”, “nós” ou “nossa” nesta Declaração de Privacidade significam a Avon Cosméticos Ltda., com sede na Avenida Interlagos 4300, Santo Amaro, São Paulo, SP – CEP: 04.660-007, que é a responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais. Isto significa que a Avon irá decidir os fins para os quais e as formas como os seus dados pessoais serão tratados.

Seus dados pessoais também podem ser tratados por Empresárias da Beleza como controladores independentes pelo tratamento dos seus dados pessoais. Isto significa que as Empresárias da Beleza podem, independentemente das operações comerciais da Avon, tratar os seus dados pessoais para os fins que decidirem e do modo que decidirem. Por exemplo, os seus dados pessoais podem ser tratados por Empresárias da Beleza para lhes permitir auxiliar o seu negócio com a Avon. De um modo geral, as Empresárias da Beleza irão utilizar os seus dados pessoais de um modo compatível com a presente Declaração de Privacidade. Se utilizarem os seus dados pessoais de modo diferente, são obrigados a fornecer-lhe informações adicionais sobre privacidade para cumprirem as obrigações legais nos termos das leis de proteção de dados aplicáveis.

2. Dados pessoais que a Avon coleta sobre você

Nesta Declaração de Privacidade, quando o termo "dados pessoais" é utilizado significa a informação que está relacionada com você e que permite à Avon identificá-lo, quer diretamente, quer em combinação com outras informações que a Avon possa ter. A Avon coleta seus dados pessoais diretamente quando você os fornece ou de terceiros que que legalmente podem fornecer a informação à Avon. A Avon trata os seguintes dados pessoais sobre você:

  • O seu nome e contato (nome, sobrenome, outro(s) nome(s), endereço, um endereço de entrega alternativo, email, números de telefone, número de identidade, CPF), assim como quaisquer identificadores únicos associados a você pela Avon (p. ex. Rep ID), e qualquer foto de perfil que carregue para os nossos sistemas.
  • A sua data de nascimento
  • Os seus dados bancários
  • Informações sobre as suas compras da Avon, registros de ganhos e de descontos e informações do seu canal de comunicação, assim como as informações sobre as suas preferências em relação a determinados tipos de produtos
  • As comunicações que troca com a Avon (por exemplo, os seus e-mails, cartas, chamadas telefónicas ou posts e mensagens nas redes sociais. Isto pode incluir comunicações com Empresárias da Beleza que são compartilhadas com a Avon)
  • Informações sobre como utiliza o site ou as aplicações móveis da Avon. A Avon utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes (como Flash LSOs e pixel tags) no seu site e aplicativos. Os cookies são pequenos fragmentos de informações armazenados pelo seu navegador no disco rígido do seu computador. Permitem-lhe navegar no site ou no aplicativo da Avon e permitem à Avon fornecer recursos, tais como, mantê-lo registado no site da Avon.

3. Como e porque a Avon utiliza os dados pessoais que coleta

Para Representantes e Empresárias da Beleza, a Avon utiliza os seus dados pessoais para os seguintes fins

  • Para tratar dos seus pedidos, fornecer os ganhos – no caso de Empresárias da Beleza-, descontos e incentivos apropriados, além de gerir a sua conta de Representante

    Quando você efetua um pedido à Avon, a Avon pode utilizar os seus dados pessoais para tratar esse pedido e fornecer ganhos – no caso de Empresárias da Beleza-, abatimentos, descontos e incentivos. Isto é realizado para cumprir as obrigações contratuais que a Avon tem com você. A Avon também pode utilizar os seus dados para efetuar uma verificação da identidade antes de lhe fornecer crédito para os produtos da Avon e uma verificação de crédito para exercer ou defender qualquer ação judicial, incluindo cobrar qualquer dívida contraída por você, de modo a satisfazer os legítimos interesses comerciais da Avon para garantir que a Avon possa exercer os seus direitos legais de forma adequada. A Avon utiliza entidades terceiras para efetuar estas verificações e você poderá solicitar mais informações sobre como as empresas que efetuam estas verificações de crédito para a Avon utilizam os seus dados pessoais.

  • Para comunicar e gerir o relacionamento da Avon com você

    A Avon poderá entrar em contato com você por e-mail, SMS, Whatsapp, telefone ou mensagem em aplicativos Avon, por razões administrativas ou operacionais como, por exemplo, para o envio da confirmação de seu pedido e os seus pagamentos. Isto é feito para o cumprimento das obrigações contratuais da Avon com você, compartilhando informações relevantes e garantindo sua atualização em relação a seus pedidos.

  • Para personalizar e melhorar a sua experiência como Representante

    A Avon poderá utilizar os seus dados pessoais para adaptar os serviços da Avon às suas necessidades e preferências e para lhe fornecer uma experiência personalizada de Representante. Por exemplo, você poderá fornecer à Avon as suas preferências específicas de local de entrega para seus pedidos. Isto é feito para satisfazer os legítimos interesses comerciais da Avon em mostrar-lhe produtos e oportunidades comerciais que serão de grande utilidade para você e para responder a quaisquer questões que tenha de forma mais eficaz.

  • Para o informar sobre os produtos e ofertas Avon que pode ser de seu interesse

    Para o ajudar a vender produtos da Avon aos seus clientes, a Avon poderá entrar em contato com você por e-mail, SMS, Whatsapp, telefone ou por mensagem em aplicativos Avon para lhe apresentar os seus produtos e ofertas. A Avon pode utilizar as informações que tem sobre você (incluindo o seu histórico de compras) para construir um perfil sobre as suas preferências e para lhe enviar produtos e ofertas personalizadas, de forma a garantir que efetuamos os nossos negócios da maneira mais eficaz. Isto é feito para satisfazer os legítimos interesses comerciais da Avon no marketing eficaz dos nossos produtos, ajudando a promover o conhecimento dos produtos Avon e ajudando-o a construir o seu negócio com a Avon. Se não deseja receber as comunicações de marketing da Avon, contate a Avon, conforme indicado no item 9 abaixo, ou utilize o link 'cancelar subscrição' existente nos e-mails de marketing.

  • Para melhorar os serviços da Avon, cumprir os propósitos administrativos da Avon e proteger os interesses comerciais da Avon

    Os fins comerciais para os quais a Avon utilizará os seus dados pessoais incluem: contabilidade, faturamento, auditoria, verificação de ID e verificações de crédito (através da utilização de uma Agência de Crédito de Referência), monitoramento de fraude, integridade, para fins legais e de segurança, análises estatísticas e de marketing, teste, manutenção, desenvolvimento de sistemas e para administrar a garantia do produto da Avon e quaisquer outros direitos, estatutários ou de outra natureza, à devolução dos produtos. Podemos também utilizar dados de navegação do nosso website para monitorar os nossos websites e melhorá-los. Isto incluirá a utilização dos seus dados pessoais para cumprimento das obrigações legais da Avon como, por exemplo, a obrigação da Avon em manter registos fiscais. Onde não exista obrigação legal específica que a Avon esteja obrigada a cumprir, a Avon pode tratar estes dados pessoais para cumprir os seus interesses legítimos na gestão do seu negócio e manutenção dos seus registos precisos e atualizados.

  • Para organizar promoções comerciais

    Organizamos determinadas promoções comerciais, sendo necessário o tratamento de dados como seu nome, detalhes de contato, e outras informações que a Avon possui sobre você na qualidade de Representante, para sua participação, inclusive para informá-lo caso tenha sido o vencedor. A utilização específica dos dados pessoais neste contexto será detalhada nas regras do concurso. Este tratamento será feito tendo por base o seu consentimento, se escolher participar no concurso, que pode ser retirado a qualquer momento entrando em contato com a Avon.

    Se for uma Empresária da Beleza, além dos propósitos mencionados acima, os seus dados pessoais podem ser utilizados pela Avon para apoiar os negócios de outros Representantes e Empresárias da Beleza e, em especial, a comunicação de dados de desempenho das vendas.

    Caso se oponha à utilização dos seus dados pessoais para cumprir qualquer um dos propósitos descritos acima, contate a Avon. Embora a sua decisão para fornecer os seus dados pessoais à Avon seja geralmente voluntária, se não fornecer determinadas informações, a Avon poderá não conseguir realizar alguns dos propósitos descritos nesta Declaração de Privacidade. Por exemplo, a Avon precisa saber o seu nome e endereço, para enviar produtos por correio. E precisa saber os seus dados de pagamento para que possa faturar quando você comprar produtos.

4. Como é que a Avon pode compartilhar ou transferir os dados que coleta

A Avon poderá compartilhar os seus dados pessoais com:

  • Clientes;
  • Empresárias da Beleza;
  • outras empresas do grupo Natura, do qual faz parte, inclusive aquelas estabelecidas fora do território nacional;
  • fornecedores que prestam serviços à Avon, de modo a ajudar a Avon a realizar o seu negócio e melhorar os seus serviços e a sua experiência como Representante independente (como agências de crédito de referência que efetuam verificações de crédito e de identidade para a Avon);
  • partes adquirentes, fornecedores de serviços ou outros terceiros relacionados com a consideração, negociação ou conclusão de uma transação no âmbito da qual a Avon seja adquirida ou fundida com outra sociedade, ou em caso de venda, liquidação ou transferência da totalidade ou parte dos ativos da Avon; e
  • autoridades governamentais.

Este compartilhamento será para os fins indicados acima (incluindo a contratação de terceiros prestadores de serviços, que podem atuar como controladores em relação ao tratamento dos seus dados pessoais) ou para cumprimento de obrigações legais específicas às quais a Avon está sujeita.

No mais, considerando que as bases de dados da Avon se encontram controladas por empresa brasileira do grupo, é possível que haja transferência internacional de seus dados pessoais coletados pela empresa do grupo Avon atuante em sua jurisdição.

A Avon utiliza medidas adequadas para proteger os dados pessoais que sejam transferidos para países que não possuam o mesmo nível de proteção de dados pessoais ofertado pela legislação do país onde os dados foram coletados. Cláusulas contratuais específicas e outros mecanismos de transferência legalmente aceitáveis estão adequados ao nosso provedor de e-mail, nosso suporte de TI e fornecedores de manutenção dos sistemas de TI.

Se optar por acessar sites de terceiros através do nosso site, os terceiros podem coletar informações sobre a sua utilização do nosso site, utilizando determinadas tecnologias disponíveis como, por exemplo, cookies. Da mesma forma, sempre que escolher interagir com conteúdo da Avon nas redes sociais, terceiros podem coletar informações sobre estas interações. As informações coletadas por serviços de redes sociais de terceiros são regidas pelas políticas de privacidade desses terceiros. Se for direcionado para um site de terceiros pela Avon, a Avon só é responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais por esse terceiro na medida em que esse terceiro trate os seus dados pessoais com base em instruções da Avon.

5. Período de tempo durante o qual a Avon guarda os seus dados pessoais

Os seus dados pessoais serão utilizados e armazenados pela Avon durante toda a sua associação com a Avon e, posteriormente, durante um período de tempo necessário que considera qualquer obrigação que possamos ter (por exemplo, armazenar as informações para fins de contabilidade) ou o período de tempo necessário para dar início ou suporte a quaisquer ações judiciais. Caso queira prazos mais específicos,entre em contato conosco. A Avon irá parar o tratamento dos seus dados para marketing direto, incluindo atividades de criação de perfil, caso você se oponha a este tratamento dos seus dados ou se retirar o seu consentimento para o tratamento, nos casos em que seu consentimento tenha sido previamente obtido.Você compreende que a exclusão dos seus dados pessoais poderá acarretar no encerramento de sua conta, sem que qualquer indenização seja devida pela Avon, em razão de tal exclusão.

Importante notar que, mesmo em caso de requisição de exclusão, a Avon respeitará o prazo de armazenamento mínimo de informações determinado pela legislação brasileira.

Caso você não deseje mais receber comunicações enviadas pela Avon, deverá clicar no “opt-out” da página de privacidade, ou painel de preferência de seu cadastro, ou ainda poderá solicitar o cancelamento do seu cadastro por meio de nossos canais de atendimento. A exclusão e consequente cancelamento irão ocorrer dentro dos prazos legais estabelecidos.

6. As suas obrigações

Para garantir que conseguimos manter os seus dados pessoais atualizados, informe-nos imediatamente sobre quaisquer alterações nos seus dados pessoais.
Como Representante ou Empresária da Beleza, você é legalmente responsável pelos dados pessoais que mantém, através dos seus negócios, pertencentes a clientes, outros Representantes, Empresárias da Beleza e quaisquer outros indivíduos. Este é um elemento único da relação de vendedor direto. Você concorda em cumprir com todas as leis de proteção de dados aplicáveis em relação aos dados pessoais coletados, recebidos, tratados e armazenados por você. Você não utilizará quaisquer dados pessoais para qualquer propósito que seja incompatível com a presente Declaração de Privacidade.

7. Os seus direitos

Você tem o direito de confirmar a existência de tratamento e solicitar o acesso aos dados pessoais que a Avon tem sobre você e a retificar quaisquer dados pessoais incorretos ou desatualizados. Você também pode ter o direito de anonimização, bloqueio ou eliminação de dados pessoais desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a lei; direito de portabilidade; direito de requerer informação sobre o uso compartilhado de seus dados pessoais; direito de informação sobre as consequências em caso de negativa de consentimento; direito de revogação do consentimento; direito de eliminação de dados pessoais tratados com base em seu consentimento; direito de opor-se a tratamento realizado com fundamento em uma das hipóteses de dispensa de consentimento, em caso de descumprimento com a lei; e direito revisão de decisões automatizadas tomadas exclusivamente com base em seus dados pessoais. Você poderá exercer todos esses direitos através do requerimento específico, disponível na Central de Atendimento Avon.
Se tiver algum problema ou reclamação sobre como a Avon trata os seus dados pessoais, entre em contato com a Avon.

8. Informação adicional para potenciais Representantes

Sempre que fornecer dados pessoais à Avon, a outro Representante, ou a uma Empresária da Beleza, Gerente de Desenvolvimento da Rede, Gerente de Vendas ou Gerente/Diretor Regional, com o propósito de solicitar informações sobre como pode tornar-se um Representante Avon, os seus dados pessoais poderão ser compartilhados com a Avon, outro Representante, ou uma Empresária da Beleza, Gerente de Desenvolvimento da Rede, Gerente de Vendas ou Gerente/Diretor Regional, apenas para que possamos contatá-lo para discutir de que modo poderá se tornar um Representante Avon. Isto pode ocorrer através de meios eletrônicos, incluindo email, telefone, SMS, Whatsapp e redes socias.

9. Como contatar a Avon

Se tiver alguma questão, comentário ou solicitação relativos a esta Declaração de Privacidade, acesse o suporte no site avon www.avon.com.br, ligue para 0800 708 2866, ou envie um email para privacidade@avon.com.

10. Alterações à Declaração de Privacidade

A Avon poderá modificar a presente Declaração de Privacidade quando considerar necessário. A Avon publicará qualquer nova versão desta Declaração de Privacidade no seu site.

Última atualização: 09.11.2021

PERGUNTAS FRENQUENTES DE LGPD PARA REPRESENTANTES DA BELEZA E EMPRESÁRIAS DA BELEZA

1. O que é o LGPD? A LGPD é uma nova lei brasileira que fortalecerá e unificará a proteção de dados pessoais para todos os indivíduos do país. Seu principal objetivo é garantir a transparência no uso de dados dos indivíduos em quaisquer meios, visando principalmente devolver o controle aos indivíduos sobre suas informações pessoais e dando às pessoas mais informações sobre o que as empresas podem fazer com seus dados.

2. A quem se aplica à LGPD? A LGPD aplica-se a todas as entidades que processam no Brasil (i.e., coletam, armazenam, analisam, etc.) informação sobre pessoas. Para maior clareza, isso inclui não apenas empresas, mas também indivíduos quando estão envolvidos em atividades comerciais.

3. Que tipo de informação a LGPD regula? Cobre qualquer informação que possa identificar um indivíduo, por si só, ou em conjunto com qualquer informação com a qual esteja relacionado. Também, qualquer informação que não identifique diretamente um indivíduo, mas que esteja relacionada com um indivíduo que já tenha sido identificado ou possa ser identificado individualmente.

Alguns Exemplos:
Endereço de email ou postal data de nascimento cartão de credito ou número de conta bancária
número de telefone localização de dados Número de identificação (RG, CNH, CPF, PIS, etc)
fotografia endereço de IP histórico de compras
número de registo da Representante da Beleza
Um ou mais fatores específicos à identidade física, fisiológica, genética, mental, econômica, cultural ou social dessa pessoa.

4. Como a LGPD vê a relação entre o Campo e a Avon? Sob a LGPD, a Avon, as Representantes da Beleza (“Representantes”) e as Empresárias da Beleza têm contratos independentes, como tal, são consideradas controladores independentes das informações pessoais que processam. Isto acontece porque cada um toma decisões independentes sobre quais informações pode recolher e como as usa. Por exemplo, podem pedir aos cônjuges dos seus clientes que falem sobre produtos que podem funcionar como presente e nós, podemos analisar a navegação dos clientes no nosso site para aprimorá-lo. Isto significa que o Campo é responsável por adotar as medidas apropriadas para cumprir com a Lei.

5. O que pode ser feito para cumprir com a LGPD? Incentivamos as pessoas no “Campo” para garantir que cumpram a LGPD. Seguem alguns pontos chave que deve considerar como controlador para estar em conformidade com a LGPD:

  1. Direitos do Titular dos dados: A LGPD aumenta os direitos que os indivíduos (i.e., Representantes e os seus clientes) têm sobre a sua informação. Por exemplo, os indivíduos podem ter o direito de se opor ao uso dos seus dados pessoais, ter o direito de entender quais dados pessoais você mantém. Você precisa garantir que conciliará os direitos dos titulares dos dados. Vide item 6 abaixo para mais detalhes.
  2. Princípios de Privacidade: Você é responsável pelo cumprimento dos princípios básicos de privacidade incluindo “minimização” e “segurança”. Vide item 7 abaixo para mais detalhes.
  3. Notificações de Violação de dados: É necessário denunciar as violações de dados (i.e., sempre que os dados pessoais mantidos, sejam comprometidos) às autoridades de proteção de dados sem atraso indevido, o que significa, nas 72 horas seguintes, ou prazo a ser definido pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados.
  4. Dados Sensíveis: Deve evitar recolher dados sensíveis tais como a raça ou a origem étnica, informações sobre saúde ou religião durante o trabalho com os seus clientes ou outras Representantes. A coleta desse tipo de informação vai sujeitá-lo a maiores obrigações.
  5. Acordo Processamento Dados (APD): Se usar um prestador de serviços externo para o ajudar a operar o seu negócio, por exemplo, gerir informações de contato ou encontrar novas Representantes, vai precisar incluir uma cláusula específica no seu contrato com esse prestador de serviços. Deve pedir-lhe para evidenciar os requisitos da LGPD para esses contratos.

6. Como respeito os direitos do titular dos dados? Deve estar preparado/ser capaz de:

  1. Informar os seus clientes e fazer download da informação que você coletou sobre eles, se lhe solicitarem (para ajudar pode usar as declarações de privacidade da Avon disponíveis no site)
  2. Honrar pedidos para interromper o envio de comunicações de marketing.
  3. Honrar pedidos para apagar informação pessoal que recolheu da pessoa que fez o pedido.
  4. d. Estar preparado para explicar a diferença entre você e a Avon – ou seja, você controla o uso de dados pessoais deles mas não controla o uso da Avon, em caso de dúvidas, contactar a Avon através do suporte no site avon www.avon.com.br, ligue para 0800 708 2866 ou envie um email para privacidade@avon.com.

7. Quais são os “princípios de privacidade” que devo seguir? Embora possam parecer palavras assustadoras e obrigações complicadas, se pensarmos, reparamos que são considerações básicas que se espera serem honradas por quem tem acesso às nossas informações.

  1. Minimização: isto significa que deve apenas coletar a informação que necessita e compartilhá-la apenas com quem precisa. Por exemplo, provavelmente não precisa acompanhar a idade de um cliente para aceitar o seu pedido, portanto, não necessita saber a sua idade.
  2. Retenção: Deve apagar informação que já não precisa – por exemplo, se coletou informação sobre um cliente e não recebe nenhum pedido há algum tempo, considere apagar essas informações. Se um potencial cliente não se tornou cliente, mas também não pediu para ser excluído, considere também apagar as suas informações. Guardar informações pessoais porque talvez um dia possam ter algum uso adicional, não é permitido!
  3. Segurança: Deve usar uma senha para proteger o seu computador, laptop e dispositivos móveis e executar um software antivírus típico. Cuidado com as impressões que faz – não as deixe em locais públicos!
  4. Precisão: Deve manter a informação atualizada. Se um cliente disser que se mudou, atualize as informações nos seus contatos. Se um cliente solicitar que atualize o seu número de telefone, faça isso!
  5. Objetivo: Se coletou informação para vender produtos Avon, não envie mails sobre o seu clube favorito, celebridades ou com alguma piada engraçada que você ouviu.
  6. Aviso (também conhecido como Transparência): Deve compartilhar a Declaração de Privacidade de Representantes da Beleza e de Empresárias da Beleza com outras Representantes e a Declaração de Privacidade do Cliente com os seus clientes. Estes avisos informam o indivíduo em causa sobre as informações pessoais que a Avon gerenciará e geralmente podem ser usadas por você para cumprir também com as suas obrigações de aviso. Deve considerar como pode informar outras pessoas se usar as suas informações pessoais de outras formas.

8. A LGPD significa que eu tenho que pedir permissão da Representante de minha equipe para usar a sua informação? Não há necessidade de confirmar com todos os indivíduos da sua equipe o consentimento para usar as suas informações pessoais. No entanto, se algum deles solicitar que pare de usar a informação ou mesmo que sejam excluídos, certifique-se que seu pedido seja atendido.

9. E as informações pessoais de outras pessoas que eu guardo nos sistemas Avon? A Avon é a controladora dessas informações e, portanto, é a responsável pelo cumprimento da LGPD. Por exemplo, na medida em que a Avon coleta informação sobre os cartões de crédito dos seus clientes, a Avon está processando informação para os seus propósitos e, portanto, é responsável por garantir a segurança e os outros requisitos impostos pela LGPD.

10. Como a Avon ajuda o Campo a cumprir com a LGPD? Na medida em que você armazena informação pessoal de outras Representantes ou dos seus clientes nos sistemas Avon, temos uma cobertura. A Avon tem práticas de segurança de informação apropriadas que protegem os dados que você pode usar quando efetua os seus negócios. Por exemplo, as informações pessoais nos nossos sistemas são protegidas por firewalls e por outros sistemas de segurança da informação, temos sistemas de monitoramento e registo em vigor e criptografamos os dados confidenciais que transmitimos. A Avon também é responsável por quaisquer violações de dados que ocorram em seus sistemas e determinará se há uma obrigação de relatar essas violações às autoridades.

11. LGPD é confusa. Podem compartilhar algumas dicas simples que me deixarão 90% informado? Claro que podemos!

  1. Permita que as pessoas optem se querem ou não receber marketing seu. Lembre-se que qualquer mensagem, mesmo parcial ou que indiretamente incentive mais vendas é uma mensagem de marketing.
  2. Use bcc (cópia oculta) quando enviar uma mensagem a muitas pessoas.
  3. Coloque-se no lugar dos outros, se um terceiro e-mail de lembrete, sobre o final de campanha o incomodar como se fosse o destinatário, então não seja o remetente desse terceiro lembrete.
  4. Não colete informação que não vai precisar.
  5. Se estiver enviando um anexo, primeiro, verifique se tem o certo, e segundo, certifique-se que não tem informação relacionada com várias pessoas.
  6. Use senhas difíceis de adivinhar (i.e., não "senhas").
  7. Se trabalhar com terceiros para o ajudar nos seus negócios, faça perguntas sobre como usam as informações pessoais que pode compartilhar e tenha a certeza que se sente confortável, que apenas usam a informação para o ajudar e estão dispostos a colocar por escrito.

12. Onde posso obter mais informação? Pode sempre contactar a Avon para fazer perguntas. Acesse o suporte no site avon www.avon.com.br, ligue para 0800 708 2866 ou envie um email para privacidade@avon.com.